Na última postagem falamos sobre as sociedades anônimas. Dessa vez, veremos como aplicar a contabilidade de custos na sua empresa.

Contabilidade de custos é uma forma eficaz de analisar todos os gastos de uma empresa, permitindo a identificação de melhorias e a tomada de decisões com base em evidências.

Entender o que é a contabilizar os custos e como isso pode impactar a administração da sua empresa é fundamental para que você, gestor, tenha ferramentas e meios adequados para uma uma gestão eficaz e eficiente.

Assim como a contabilidade de custos, outra ferramenta essencial para o gerenciamento da sua empresa é o planejamento de estoque. Você pode ler mais sobre o assunto no post que preparamos: Como fazer um Inventário de Estoque.

Além de um bom controle e gestão do estoque, você precisa ter pleno conhecimento de todos os gastos que incidem em todas as etapas do seu processo. É para isso que a contabilidade de custos existe, e é isso que abordaremos neste post.

Você vai entender o que é e como contabilizar os custos, os tipos e classificações de custos, os principais métodos de custeio, exemplos práticos de como aplicar a contabilidade de custos e um passo a passo completo para auxiliar você a implementá-la na sua empresa.

O Conceito de Contabilizar os Custos

Contabilizar os custos nada mais é do que identificar quais são e como se comportam os gastos despendidos para que uma empresa possa oferecer seu produto ou serviço ao mercado.

Ou seja: é conseguir listar os gastos com matéria-prima, funcionários, aluguel, energia, água, equipamentos e outros elementos que fazem parte do dia a dia da sua empresa, de modo que ela possa operar e trazer os resultados esperados.

O que é Contabilidade de Custos

A contabilidade de custos é uma divisão da contabilidade geral, que tem como função gerar informações que irão auxiliar os gestores a fazer os planejamentos estratégicos e a tomar decisões.

A contabilidade de custos se estabeleceu como ferramenta gerencial a partir da Revolução Industrial, quando surgiu a necessidade de controlar estoque e custos de produção, além de, posteriormente, permitir a apuração dos resultados do exercício.

Ela compreende todos os gastos envolvidos para a produção ou oferta de determinado produto ou serviço. Ou seja: a contabilidade de custos é a identificação de todos os custos que incidem sobre o que é oferecido ao cliente.

contabilidade de custos na sua empresa

Qual é o Objetivo da Contabilidade de Custos?

A contabilidade de custos é ferramenta fundamental para análise gerencial de uma empresa.

Com ela, você pode responder a uma pergunta essencial para entender a saúde financeira da sua empresa: Quanto custa para minha empresa oferecer este produto ou serviço?

Com essa resposta em mente, você é capaz de avaliar a viabilidade econômica do seu negócio. Está valendo a pena?

A contabilidade de custos atende a alguns objetivos específicos, como por exemplo:

Fazer Uma Estimativa de Custos

Para uma boa gestão e programação, planejamento é essencial.

Você pode fazer uma projeção de vendas, para buscar organizar seu estoque, sua produção, decidir sobre promoções, etc. Mas precisa, também, fazer um planejamento de custos.

Isso porque a estimativa de custos pode impactar na sua projeção de vendas ou em outras decisões gerenciais, como descontinuar algum produto, investir em promoções para zerar estoque, etc.

Com a contabilidade de custos, você terá uma visão mais organizada de todas suas saídas. Com isso, ficará mais fácil prever os gastos para um futuro próximo, identificando períodos de maior ou menor gasto e, assim, promovendo ajustes para evitar dificuldades.

Manter Uma Boa Margem de Lucro

Se você, como gestor, não controle o custo de produção, ou não sabe os gastos envolvidos na oferta de determinado serviço, você pode estar trabalhando com uma margem de lucro muito reduzida – senão nula!

Um dos erros de muitos donos de empresa é ficar de olho no faturamento, e esquecer de olhar para os custos. Com isso, quanto mais vender, mais acreditam estar indo bem, quando nem sempre isso é verdade.

Se você está com os custos de produção descontrolados, sua margem de lucro é muito baixa.

Para evitar uma análise equivocada sobre os resultados da empresa, você precisa conhecer o custo médio de produção, e sempre acompanhá-lo de perto, garantindo, assim, que a margem de lucro ideal seja sempre mantida.

Facilitar a Decisão para Corte de Custos

Tendo a contabilidade de custos como um controle de rotina, será muito mais fácil identificar momentos em que uma redução de custos se faz necessária.

Da mesma forma, ao notar que você precisará rever alguns gastos, com a contabilidade de custos você conseguirá entender o impacto de cada conta no seu processo de produção ou oferta do serviço.

Assim, saberá onde você pode cortar custos sem que isso impacte, necessariamente, na sua receita.

Como Se Divide a Contabilidade de Custos

A contabilidade de custos, como já foi visto, pode ser aplicada tanto para controlar os custos de fabricação de um determinado produto, como também os custos envolvidos na prestação de um serviço.

Por isso, ela pode ser dividida em contabilidade de custos de serviços e contabilidade de custos industriais. Entenda a diferença:

Contabilidade de Custos de Serviços

A contabilidade de custos de serviços é o levantamento de todos os custos envolvidos para a prestação de um serviço por uma empresa.

O conceito e o processo é o mesmo. O que muda, deste modelo para o industrial, são os termos das contas contábeis. Assim, na contabilidade de serviços, temos as seguintes representações dos custos:

  • Serviços de terceiros (ST): envolve todos os custos referentes à contratação de terceiros para a execução do serviço (ou parte dele);
  • Materiais diretos (MD): são materiais utilizados, necessários para a prestação do serviço;
  • Mão de obra direta (MOD): representa o salário dos funcionários alocados para a prestação do serviço;
  • Custos gerais do serviço (CGS): são os custos indiretos, que compreende os gastos necessários para o funcionamento da empresa, mas que não podem ser relacionados de forma direta ao serviço oferecido;
  • Gastos administrativos, se não estiverem claramente relacionados ao serviço oferecido, não será contabilizados como custo.

Também não são contabilizadas como custos as despesas com vendas, como comissões, despesas financeiras, como financiamentos, e gastos extraordinários, como em caso de roubo ou incêndio.

Fonte: Bom Controle

Serviço de Assessoria Contábil, Assessoria Condominial e Síndica Profissional em Balneário Camboriú / SC

Para serviços de assessoria contábil, assessoria condominial e gestão de condomínios, em Balneário Camboriú / SC e região, contrate o Grupo Uptime.

Quando falamos de assessoria contábil, prestamos os seguintes serviços: legalização de empresas, gestão tributária e planejamento tributário, escrituração fiscal, contabilidade empresarial e contabilidade gerencial.

Na parte de Assessoria Condominial realizamos os serviços de: contabilidade condominial, administração e controle, financeiro e cobrança, departamento de pessoal, condomínio online, assessoria aos síndicos.

Sobre o departamento de Síndica Profissional, realizamos toda a parte de gestão do condomínio nos aspectos legais, o conhecimento técnico e operacional.

Ainda contamos com o serviço de assessoria para: associações, departamento de pessoal, empregadores domésticos, empresas do terceiro setor, microempreendedor individual (MEI), pessoas físicas, profissionais liberais e regularização de débitos em órgãos públicos.

Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!

[ninja_form id=2]