Uma abordagem sucinta acerca deste universo e algumas diretrizes para o início de um empreendimento de sucesso.
  1. Introdução

Quando uma pessoa decide iniciar um negócio, normalmente as motivações que ficam mais evidentes é a vontade de obter uma vida financeira mais estável, ter mais liberdade para tomar decisões e fazer as coisas acontecerem. A abertura de uma empresa pode ser motivada por uma oportunidade de momento, pela realização de um sonho, por necessidade (quando a pessoa perde o emprego) ou então como uma decisão pessoal de fazer algo diferente.

Independente do motivo que leva uma pessoa a se transformar em empresário, essa decisão assim que tomada começa a gerar mais e mais decisões o tempo todo, e essa é a principal e mais importante atividade do empresário: tomar as melhores decisões para que seu negócio prospere.

  1. Empresário

A definição de empresário é encontrada no art. 966 do Código Civil:

Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços.

Da análise do art. 966 do Código Civil, entende-se que o Empresário é o sujeito de direitos e obrigações, que exerce, de forma profissional, organizada e estável, atividade econômica geradora de produção e circulação de bens e serviços para o mercado, com o fim do obter lucro ou outro resultado econômico.

O Empresário é aquele que assume os riscos relacionados ao seu empreendimento.

Assim, toda pessoa que exercer atividade profissional que atenda aos pressupostos contidos no art. 966 do Código Civil é considerado empresário, independentemente de regularização nos órgãos públicos.

Entende-se, ainda, se atendidos os pressupostos contidos no art. 966, que Microempreendedores Individuais (MEI), titulares e sócios de Microempresas (ME), titulares e sócios de Empresas de Pequeno Porte (EPP), titulares e sócios de empresas de médio e grande porte são considerados empresários.

  1. O Empresário e a necessidade de estar preparado

Em publicação efetuada pela Revista Gestão em Foco (edição 14 – 2022), uma observação importante sobre a mortalidade das empresas em até 5 anos de atividade é que o empresário que tem maior preparo tende a empreender por oportunidade e não por necessidade, o que resulta em uma sobrevivência maior devido ao gestor ter conhecimento do ramo de negócio em que atua.

Parte da taxa de mortalidade vem do MEI, pois esse tipo de empreendimento possui uma extrema facilidade de abrir e fechar, apresentando uma taxa de 29% de mortalidade deste porte. A ME apresenta uma taxa menor de 21,6%, sendo que a Empresa de Pequeno Porte (EPP) possuem uma taxa de 17%.

Já uma pesquisa do SEBRAE acerca da sobrevivência das Empresas (2020) comprova a tese de que quanto maior for o porte da empresa, maior é a sua sobrevivência. Isso se deve ao fato de que grandes empresas obtêm concessão de crédito, pois há facilidade na comprovação de ter condições de quitar seus empréstimos.

  1. As principais causas de mortalidade das empresas

Pesquisas revelam que as reais causas para que os empreendimentos não prosperem e se encerrem em até 5 anos são:

  • 61% não procuraram ajuda para abrir o negócio;
  • 55% não planejaram como a empresa funcionaria em sua ausência (férias);
  • 55% não fizeram plano de negócios;
  • 50% não definiram estratégia para evitar desperdícios;
  • 50% não determinaram o valor do lucro pretendido;
  • 42% não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido;
  • 38% não identificaram necessidades atendidas pelo mercado;
  • 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam;
  • 37% não sabiam a melhor localização;
  • 33% não tinham informações sobre fornecedores;
  • 32% não conheciam os aspectos legais do negócio;
  • 31% não sabiam o investimento necessário para o negócio;
  • 24% não identificaram tarefas e os responsáveis por realizá-las;
  • 21% não identificaram o público-alvo do negócio;
  • 18% não levantaram a qualificação necessária da mão de obra.

Considerando os dados estatísticos apresentados, em linhas gerais, percebe-se que os empreendedores necessitam, para alcançar o sucesso de seu negócio: a) de assessoria especializada em estratégia de negócios; b) da elaboração de um plano de negócios; c) de uma análise cuidadosa do cenário do mercado onde pretende atuar; d) de conhecimento acerca dos custos e investimentos necessários; e, e) da formação de preço do produto ou serviço.

  1. O Empresário e a necessidade de estar preparado

Os dados estatísticos apresentados até aqui têm por objetivo apontar as carências apresentadas pelos empreendedores, não para desmotivar, mas sim, apontar caminhos para que se atinja o sonho de ver seu empreendimento prosperar. É trazer o empreendedor para a realidade e mostrar que é possível sim, não fazer parte dessas estatísticas e ter um negócio estabilizado, gerando lucro e proporcionando a realização do sonho.

A vida de empresário começa no dia em que ele toma a decisão de abrir seu próprio negócio, não importando o tamanho dele. Quanto mais engajado e incorporado o empresário estiver, mais chances de seu negócio dar certo e atingir o objetivo esperado. Quando abrir o negócio, é preciso trabalhar diariamente em busca de um objetivo. O foco precisa ser claro e preciso. É preciso saber porque está se levantando todos os dias para ir trabalhar. É preciso ter um norte e saber que todas as decisões deverão estar embasadas em alguns objetivos.

Quando os empreendedores iniciam seus pequenos negócios, na maioria das vezes, não dão a importância necessária para alguns pontos-chave que irão nortear e definir a sua caminhada em direção ao sucesso tão sonhado. Os pontos-chave que precisam ser alinhados desde o início são: o Propósito, a Visão, a Missão e os Valores da empresa.

  1. O Propósito da Empresa

O Propósito de um empreendimento é o coração e o centro de toda estratégia a ser adotada pelo empresário. Ele não está ligado ao “o que a empresa faz” ou ao “o que a empresa quer”. É mais profundo, pois deverá ser a chave que norteará todas as decisões do empreendedor.

Numa abordagem curta, para a definição do Propósito da empresa, o empresário precisa fazer, e ter muito claras, as respostas para algumas perguntas, conforme figura abaixo:

O Propósito é o elemento que interliga o “agora” com o “onde se quer chegar”. Ele explica a causa, a raiz e justifica as decisões e escolhas. Ele evolui com o passar do tempo e abre espaço para a perpetuidade do empreendimento.

  1. A Visão da Empresa

A Visão de uma empresa significa “O DESTINO” que o empreendimento almeja.

Significa o que a empresa deseja ser em um futuro distante. É uma imagem mental que projeta o empreendimento além do dia a dia de um jeito simples e memorável.

A definição da Visão do empreendimento é a definição de onde se quer chegar.

O Propósito e a Visão determinam limites e possibilitam mudanças na jornada. Criam espaço de conforto para transformar e reavaliar os negócios.

  1. A Missão da Empresa

A Missão da empresa é a definição do caminho a ser percorrido.

É a definição do que a empresa faz e a quem ela servirá todos os dias durante a sua existência.

É um reforço contínuo que fornece clareza e foco para o empreendedor.

  1. Os Valores da Empresa

Os Valores de uma empresa podem ser definidos como um conjunto de crenças e princípios que orientam o comportamento do empresário e dos membros da gestão.

Os Valores se referem àquilo em que a empresa acredita, defende e valoriza e têm a ver também com a maneira com que a empresa quer ser percebida pelo seu público-alvo.

  1. Conclusão

Foram abordados, no início do artigo, alguns dados acerca da mortalidade dos empreendimentos iniciados pelos empresários e as principais causas para que isso aconteça.

No entanto, o objetivo deste artigo é de fazer uma breve introdução a respeito de alguns caminhos e definições iniciais para que o seu empreendimento tenha sucesso e seu sonho se torne realidade no futuro.

Ao definir o Propósito, Visão, Missão e Valores da empresa, o empreendedor precisa saber que eles precisam ser honestos e verdadeiros, haja vista que isso é o que vai consolidar a marca que a empresa quer deixar no mercado, a forma com que seus funcionários irão trabalhar e os objetivos que serão perseguidos de forma constante. Isso comprova que não importa o tamanho da empresa. Toda empresa tem sonhos, objetivos e processos e, tais definições conseguem gerar um alinhamento para que todos trabalhem focados no mesmo objetivo e da mesma forma. Com isso delineado a empresa dá nascimento à sua cultura organizacional.

Todos os dias o empresário precisa tomar alguma decisão, seja simples ou complexa, mas os resultados definirão a saúde da empresa e a forma com que ela irá se comportar no mercado, a forma com que a sua marca será vista pelas pessoas, a forma com que a empresa está trabalhando para atingir suas metas e objetivos.

A partir do momento que o empresário define o seu Propósito, a sua Visão, a sua Missão e os seus Valores, todas as decisões devem ser norteadas por esses princípios. Quando o empresário toma a decisão de escrever aonde quer chegar, como quer chegar, quais são os seus valores, tudo fica mais claro. As decisões passam a ter fundamentos e uma visão futura e, na dúvida, é importante ter em foco tais princípios. Não significa que serão sempre as decisões mais corretas, mas seguirão a verdade da empresa.

O Grupo Uptime se coloca à disposição para maior aprofundamento acerca dos temas abordados no presente artigo. Afinal o nosso maior objetivo é que os empresários prosperem sempre. Estamos sempre a disposição para ajudar, seguindo o nosso Propósito:

Gerar valor infinito e confiança permanente, simplificando e solucionando necessidades.

Artigo elaborado por
Vanessa Belusso de Oliveira
Diretora Divisão Empresarial (Contábil/Tributário)