Depois de conhecer um pouco mais sobre os principais componentes de um plano de contas para sua empresa é importante que você saiba como e porquê gerir riscos financeiros.

Você sabe o que são riscos financeiros e qual a importância de geri-los?

Os riscos financeiros são as perdas geradas por processos, colaboradores, eventos externos e sistemas que impactam mesmo que de forma indireta o funcionamento organizacional de sua empresa.

Alguns exemplos básicos de riscos financeiros em que sua empresa possa ser submetida são:

  • Defeitos em equipamentos;
  • Baixa capacitação dos trabalhadores;
  • Demandas trabalhistas e de segurança deficientes;
  • Práticas inadequadas;
  • Fraudes.

Esse tipo de risco costuma ser o mais complexo, isso porque exigirá que sua presa crie um banco de dados com o registro de potenciais falhas e critérios para o bom funcionamento das atividades.

Quais as dificuldades encontradas para gerir riscos financeiros?

Antes de tudo, é importante que você saiba que ao gerir riscos você encontrará muitos outros obstáculos além dos já encontrados na gestão financeira.

Os riscos financeiros devem ser priorizados pelas empresas, afinal, eles possuem uma relação direta com com os resultados da organização.

Para gerir esses riscos, é importante conhecer os desafios existentes para que você consiga trabalhar sobre eles a fim de resolvê-los.

Nesse sentido, separamos abaixo alguns dos fatores que podem estar dificultando a gestão de riscos financeiros em sua empresa.

Falta de conhecimento

As empresas trabalham com muitas técnicas, frameworks e normas, mas nem sempre sabem qual é o melhor caminho a seguir.

Falta de oportunidade

A rotina cheia de situações inesperadas também dificulta a implantação da análise dos riscos financeiros. Por mais que os gestores ou empreendedores conheçam a prática e desejem adotá-la, as tarefas urgentes e os prazos apertados fazem com que essa ação deixe de ser uma prioridade.

Falta de vontade

Os gestores percebem a necessidade, mas simplesmente não querem analisar os riscos financeiros. Fica claro, portanto, que os maiores obstáculos à adoção da análise de riscos financeiros é o comportamento dos gestores e líderes. É preciso mudar o pensamento e priorizar essa atividade.

Mas afinal, quais os benefícios de se gerir riscos financeiros?

Ao realizar a gestão de riscos financeiros você estará se beneficiando com diversas vantagens, sendo capaz de identificar, analisar, avaliar e elaborar estratégias para conter essas situações.

Evita perdas financeiras

As perdas financeiras relacionadas aos riscos são muito frequentes e podem causar de pequenas a grandes quedas de produção. A capacidade de prever e assim administrar esses problemas faz com que a empresa tenha mais segurança fiscal.

Otimização de recursos operacionais

Ao identificar os riscos e gerenciá-los, abre-se uma nova oportunidade para que os recursos operacionais de sua empresa sejam otimizados. Isso pode ser feito pois ao avaliar os seus riscos, as perdas são identificadas e podem ser corrigidas.

Aumentar a eficiência

Uma característica negativa de um risco é que ele gasta tempo de sua equipe para ser contornado.

Nesse sentido, ao prever tal ameaça, o seu negócio ganhará em eficiência e produtividade.

Melhorar a margem de lucro

Ao não identificar as ameaças, sua empresa terá que lidar com ela quando já se tornar um problema, afinal, aquele risco não foi previsto. Assim sendo, os gastos para resolver a situação serão aumentados.

Com o gerenciamento de riscos as chances de isso acontecer é bem reduzida, o que consequentemente irá melhorar sua margem de lucro.

Para entender mais sobre a gestão de riscos, entre em contato com a UpTime Contabilidade.

SERVIÇOS DE ASSESSORIA CONTÁBIL, ASSESSORIA CONDOMINIAL E SÍNDICOS PROFISSIONAIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ / SC

Para serviços de assessoria contábil, assessoria condominial e gestão de condomínios, em Balneário Camboriú/SC e região, contrate o Grupo Uptime.

Quando falamos de assessoria contábil, prestamos os seguintes serviços: legalização de empresas, gestão tributária e planejamento tributário, escrituração fiscal, contabilidade empresarial e contabilidade gerencial.

Na parte de Assessoria Condominial realizamos os serviços de: contabilidade condominial, administração e controle, financeiro e cobrança, departamento de pessoal, condomínio online, assessoria aos síndicos.

Sobre o departamento de Síndica Profissional, realizamos toda a parte de gestão do condomínio nos aspectos legais, o conhecimento técnico e operacional.

Ainda contamos com o serviço de assessoria para: associações, departamento de pessoal, empregadores domésticos, empresas do terceiro setor, microempreendedor individual (MEI), pessoas físicas, profissionais liberais e regularização de débitos em órgãos públicos.

Solicite um orçamento, sem compromisso, através do formulário abaixo. Teremos o maior prazer em lhe atender!

[ninja_form id=2]