Uma das grandes dúvidas para quem está no mundo dos negócios há pouco tempo é como realizar a apuração de faturamento de uma empresa.

Para quem é novo nos negócios, ou até mesmo quem já trabalha a bastante tempo, é muito importante compreender conceitos e cálculos contábeis, para que, dessa forma, possam entender melhor como funciona a rotina financeira de toda sociedade empresarial.

Conhecer ao menos os conceitos contábeis básicos te ajudará a administrar melhor seus resultados. Por esse motivo, no artigo de hoje, vamos falar sobre como realizar a apuração de faturamento de uma empresa e para que serve.

apuracao de faturamento curiosidades

Mas o que é a apuração de faturamento?

A princípio, apurar um faturamento é o mesmo que somar vendas de produtos ou serviços em um determinado período. Isto é, a apuração de faturamento é todo capital que entra por meio da venda de produtos, mercadorias e serviços.

No entanto, o termo faturamento não pode ser confundido com lucros. Para chegar ao lucro líquido é necessário subtrair diversos pagamentos como dedução de vendas, comissões, impostos sobre as vendas, etc.

Um faturamento alto também não é sinônimo de lucro alto, afinal, é preciso levar em consideração os gastos realizados no mês, como por exemplo, despesas operacionais e tributárias.

Nesse caso, se as despesas forem proporcionais ao aumento do faturamento, o lucro permanecerá igual.

Abaixo listamos os tipos de faturamento e como fazer a apuração de cada um. Confira

Faturamento Bruto

Para calcular o faturamento bruto da empresa (indústria, comércio e prestador de serviços) é necessário multiplicar o preço de venda do produto, mercadoria e/ou serviço pelo total de produtos, mercadorias e/ou serviços vendidos em determinado período.

Exemplo: uma loja vendeu 2.000 pares de chinelos no mês de junho, a $ 25,00 cada par. O faturamento bruto da loja foi de $ 50.000,00 (2.000 x $ 25,00).

Faturamento Líquido

O faturamento líquido, por sua vez, é igual ao faturamento bruto menos as deduções das vendas e impostos incidentes sobre as vendas. A dedução de vendas corresponde a vendas canceladas e mercadorias devolvidas.

Assim, supondo que a carga tributária sobre as vendas seja de 18,5%, o faturamento líquido da loja de chinelos foi de $ 40.750,00.

faturamento líquido = faturamento bruto – impostos – deduções das vendas

Neste exemplo, como não houve dedução de vendas, foi subtraído apenas o valor referente aos impostos ($ 50.000 x 18,5% = $ 9.250).

Faturamento de uma empresa e Ponto de Equilíbrio

O Ponto de Equilíbrio diz para a empresa se a receita é suficiente para cobrir as despesas. Isto é, informa qual o faturamento mínimo que a empresa deve ter para bancar os custos fixos e variáveis.

Para calcular o Ponto de Equilíbrio é necessário conhecer o custo fixo da empresa e o índice da margem de contribuição (IMC).

O IMC é calculado com base na Margem de Contribuição e as Vendas (faturamento bruto).
PE = Custo fixo/IMC e IMC = Margem de Contribuição/Vendas.

Importância da apuração do faturamento de uma empresa

É importante calcular corretamente o faturamento de uma empresa para que ela não pague mais impostos do que deveria, de fato, recolher aos cofres públicos, bem como evitar eventuais penalidades por conta de distorções encontradas pela Receita Federal.

Faturamentos de acordo com o regime tributário

Para funcionar como microempresa, o faturamento bruto anual não pode ser superior a $ 360.000,00. De $ 360.000,00 a $ 3.600.000,00 é considerada uma empresa de pequeno porte (EPP). O microempreendedor individual (MEI) só pode ter faturamento bruto de até $ 60 mil ao ano.

Empresas tributadas pelo Simples Nacional, por exemplo, só podem faturar até $ 4,8 milhões ao ano e não possuir débitos com o INSS e a União.

As empresas enquadradas no Simples Nacional podem pagar, com uma única guia, os tributos federais, estaduais e municipais.

O Simples Nacional garante um tratamento tributário diferenciado. Com uma guia, a empresa recolherá até 8 tipos de tributos (IRPJ, IPI, CSLL, Cofins, PIS/Pasep, INSS, ICMS, ISS), conforme a atividade exercida.

SERVIÇOS DE ASSESSORIA CONTÁBIL, ASSESSORIA CONDOMINIAL E SÍNDICOS PROFISSIONAIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ / SC

Para serviços de assessoria contábil, assessoria condominial e gestão de condomínios, em Balneário Camboriú/SC e região, contrate o Grupo Uptime.

Quando falamos de assessoria contábil, prestamos os seguintes serviços: legalização de empresas, gestão tributária e planejamento tributário, escrituração fiscal, contabilidade empresarial e contabilidade gerencial.

Na parte de Assessoria Condominial realizamos os serviços de: contabilidade condominial, administração e controle, financeiro e cobrança, departamento de pessoal, condomínio online, assessoria aos síndicos.

[ninja_form id=2]