Agora que você já conhece a importância do plano de carreira, vamos falar sobre a profissionalização do seu negócio com uma boa pesquisa de mercado. Essa ferramenta é importante pois permite que você reduza a margem de erro junto ao seu time.

O que é pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado tem como objetivo o entendimento da realidade de uma determinada empresa, e consequentemente aumentar a efetividade das ações tomadas em relação a um empreendimento.

Essa coleta de informações pode resultar em características comportamentais, hábitos de consumo, benchmarking… Isto pode ser realizado através de duas maneiras diferentes:

Pesquisa primária: quando a pesquisa de mercado é realizada pela própria empresa que fará uso dos dados ou por algum profissional contratado para essa finalidade;

Pesquisa secundária: quando os dados são coletados e/ou analisados por terceiros (profissional ou empresa especializada). Inclui-se aqui também os relatórios, artigos e guias disponibilizados publicamente por outras companhias.

Como fazer uma pesquisa de mercado?

Dentre as ferramentas que podem ser utilizadas para realizar a pesquisa de mercado, estão:

  • Objetivo da pesquisa: definir a qualidade ou variedade de produtos, otimizar preços,
  • Aumentar a cobertura de vendas etc.;
  • Público-alvo: fornecedores, concorrentes, clientes ou consumidores em geral;
  • Amostragem: quantas pessoas serão entrevistadas;
  • Roteiro: o formulário propriamente dito. É recomendável que as perguntas sejam sempre simples, imparciais e diretas;
  • Aplicação: realização da pesquisa e levantamento de dados;
  • Análise: compilação, análise de respostas e panorama estatístico.

Esses são os passos básicos para a elaboração de um estudo de pesquisa de mercado. Esse formato ainda é muito utilizado e consegue entregar resultados satisfatórios.

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

Muitos empreendedores acreditam que não é necessário analisar os seus concorrentes, que isso pode limitá-los ou tornar o seu negócio ordinário. No entanto, é importante saber que é através dessa pesquisa que se torna possível a descoberta de necessidades do mercado que ainda não foram exploradas.

Sendo assim, faça uma boa pesquisa mercadológica, entenda o mercado em que você está inserido e entenda os desafios das suas ideias e estratégias.

Quais são as vantagens de realizar uma pesquisa de mercado?

A pesquisa de mercado ainda não é muito valorizada no Brasil, acredita-se que os custos delas são muito altos e que não há tanta necessidade em realizá-la. No entanto, ela possui algumas vantagens. Confira:

Conhecer o público

É a partir do conhecimento do seu público-alvo que você construirá personas. Esse entendimento mais rico da sua audiência ajudará a tomar decisões muito mais precisas em todas as áreas da sua empresa, desde o desenvolvimento de produtos até a comunicação.

Entender a estratégia dos concorrentes

Para conduzir as suas estratégias da melhor forma, você deve conhecer as estratégias dos seus concorrentes. Além disso, eles também são uma fonte rica de insights e experiências que não podem ser ignoradas.

E se você está começando um negócio agora e precisa de ajuda com a área contábil, conte com o Grupo Uptime! Nós temos uma estrutura completa e profissionais de excelência para lhe atender.

Conclusão

Gostou das nossas dicas acerca da pesquisa de mercado? Agora é só aplicar ela no seu negócio! Mesmo se ele for pequeno, médio ou grande, é de suma importância entender em que cenário você está inserido.

SERVIÇOS DE ASSESSORIA CONTÁBIL, ASSESSORIA CONDOMINIAL E SÍNDICOS PROFISSIONAIS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ / SC

Para serviços de assessoria contábil, assessoria condominial e gestão de condomínios, em Balneário Camboriú/SC e região, contrate o Grupo Uptime.
Quando falamos de assessoria contábil, prestamos os seguintes serviços: legalização de empresas, gestão tributária e planejamento tributário, escrituração fiscal, contabilidade empresarial e contabilidade gerencial.

Na parte de Assessoria Condominial realizamos os serviços de: contabilidade condominial, administração e controle, financeiro e cobrança, departamento de pessoal, condomínio online, assessoria aos síndicos.

[ninja_form id=2]