O crescimento de uma empresa depende diretamente do engajamento dos colaboradores, e para isso, é necessário um plano de carreira. Afinal, são os colaboradores que tornam real o modelo de negócio da corporação. Se você pretende aplicar isso em seu negócio, acompanhe a matéria até o final!

O que é um plano de carreira?

O plano de carreira é a definição de cargos e salários existentes dentro de uma empresa. Consequentemente, esse fator faz com que seja possível o equilíbrio interno e externo dentro de uma organização.

A partir da definição das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo, é possível proporcionar a estruturação da empresa. Desta forma, é possível oferecer com clareza um plano real de carreira para um determinado colaborador.

Para ter um plano de carreira dentro da sua empresa, não é necessário que você seja um multinacional. Pelo contrário, ele pode ser aplicado a organizações de todos os portes.

Como elaborar um plano de carreira para médias empresas?

O que normalmente ocorre em uma pequena ou média empresa é um acordo tácito informal. O colaborador é contratado e ao longo do tempo os líderes observam o seu desempenho. Se ele for positivo, há a possibilidade de aumentar salários e gratificações.

No entanto, em meio a esse processo, pode ser que o reconhecimento necessário não seja dado a uma determinada pessoa. É por isso que a empresa precisa avaliar com pragmatismo o que está sendo feito por seus colaboradores mais antigos.

Colocando o plano de carreira em prática

A etapa inicial para o desenvolvimento de um plano de carreira é determinar alguns objetivos e critérios. Dentre eles estão:

  • Número de atrasos/faltas;
  • Colaboração com novas ideias;
  • Prontidão no cumprimento de solicitações;
  • Clientes conquistados.

Esses critérios são simples e facilmente aplicáveis a empresas de qualquer porte. Portanto, é possível adotá-lo como etapa inicial de um plano de carreira que contempla o crescimento pessoal e do seu negócio.

Apesar disso, é necessário saber que não basta apenas colocar as cartas na mesa e dizer o que se espera do colaborador. É essencial oferecer alguns meios para que os objetivos sejam atingidos. Verifique a seguir alguns dos formatos que podem ser utilizados:

Coaching

Se possível conte com um especialista para orientar os seus colaboradores de forma pedagógica. Ele pode ser realizado de forma individual, e é preferível que seja assim, ou em grupo.

Mentoria para plano de carreira

A mentoria é uma técnica de desenvolvimento caracterizada pelo apoio de um profissional experiente em uma função que orienta um outro com potencial de crescimento.

Diferencia-se do coaching por ser mais específico, portanto, deve ficar a cargo de especialistas ou pessoas com bagagem em uma determinada área do conhecimento.

Cursos

Os cursos são uma forma direta e simples de evolução profissional. Sendo assim, a sua empresa pode desenvolver cursos ou custear aqueles em que os colaboradores estejam matriculados.

O mais importante é fazer com que o seu colaborador perceba que ele não está sozinho. Afinal, não existe nada pior para ambas as partes de que não há apoio ou estímulo para o crescimento.

Conclusão

Agora que você já sabe que um plano de carreira pode ser aplicado para o seu negócio, conte também com o auxílio de uma empresa para os fatores contábeis. Entre em contato conosco!

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